quarta-feira, 30 de março de 2011

Absurdo



Hoje meu post é um desabafo.
Ainda em estado de revolta, escrevo e pesquiso sobre o assunto: A Orca Tilikum.
Para quem não se lembra em 2010 uma treinadora do parque Sea Wolrd se desequilibrou e caiu no tanque aonde estava a Orca Tilikum, e se afogou com os ‘golpes’ da orca que estava incontrolável.

Vou por aqui algumas citações sobre o caso.

"Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais afogou-se em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", informou Dan Brown, gerente-geral do SeaWorld.

"Este é um momento extremamente difícil para os parques SeaWorld", disse o gerente ao se referir ao ocorrido.

“Treinador do Sea World diz que shows ajudam a conscientizar pessoas."



Parques da rede SeaWorld nos EUA já haviam sido palco de incidentes anteriormente. Em novembro de 2006, o treinador Kenneth Peters, de 39 anos, foi mordido e levou vários 'caldos" de uma orca durante um show em San Diego, na Califórnia.

No site da globo esta tarde foi anunciada a volta dos Shows da Orca que ano passado “matou” sua treinadora no parque Sea World.
Não consigo acreditar que tamanha ignorância seja permitida. Após um ano do trágico acontecimento com a treinadora Dawn Brancheau, a orca Tilikum voltará a se apresentar. A minha indignação não é exclusivamente por essa orca. E sim pela centenas de animais como este que são mantidos em cativeiros abomináveis que tornam-se diversão para quem não tem um pingo de compaixão pelo animal.


“Confinar um animal de 5,5 toneladas em uma piscina é equivalente a confinar uma pessoa de 68 quilos em uma banheira de hidromassagem para o resto da vida”, afirmou ao G1 por e-mail a advogada Joyce Tischler, uma das fundadoras do Fundo de Defesa Legal dos Animais, que atua nos EUA.

É inacreditável que um animal lindo, cheio de instinto, que é capaz de viajar 160 quilômetros por dia, permaneça em um AQUARIO. Isso é praticamente obriga-lo a não ter controle.
Ninguém tem o direito de ADESTRAR alguém, ou qualquer coisa. Isso é exploração, é abuso. Um animal que sequer pode expressar suas necessidades, a não ser empinando o corpo para o alto, comendo alguns peixes, emitindo sons. Mas isso é claro, para uma gigantesca planteia.

Eu acredito sim que alguns animais percam o extinto, esqueçam-se como é ser livre. Alguns. E não 400 orcas. Isso é impossível. É um maltrato descarado.
Não quero bancar a moralista e nem julgar quem frequenta esse tipo de CIRCO DE HORROR, também não acho que tenha sido justo a morte da treinadora. Mas o que não entra na minha cabeça é alguém dizer amar um animal como este, e compactuar com tamanho absurdo.

O Sea Wolrd um dos mais famosos parques divulga ainda, que é um momento difícil para o parque; afinal uma orca matou uma das principais funcionarias.
E a orca? Quem se responsabiliza pela morte desse animal. Porque é provavelmente assim que ele se sente... morto.
Infelizmente o que eu digo, ou o que eu penso não pode mudar nada. Mas quem sabe um dia o mundo se conscientize, e assim poderemos ver animais como esses livres, e no ambiente que é deles por direito.

Fonte: Site o globo.

2 comentários:

  1. Mayara, vi esse caso... o mesmo gerou debate aqui em minha casa.
    Estou realmente indignada por saber atraves do seu post que os shows no Sea World estarão de volta.
    O ser humano e sua abominavel mania de manter sob seu cotrole algo ou alguém.
    Isso é realmente lamentável.

    Minha linda, seu blog é lindo, seu desabafo um doce.
    Tem selinho p vc no meu cantinho...
    Espero que goste.

    http://desabandoempensamentoss.blogspot.com/2011/03/selinho-que-recebi-da-ani-5-regrinhas.html

    Beijinhos na alma!

    ResponderExcluir
  2. assim como nos rodeios, com certezas as orcas sofrem para aprender...

    é triste pensar que eles fazem isso só para gerar dinheiro.

    ResponderExcluir