sábado, 12 de março de 2011


Já faz algumas semanas que venho tentando falar de algo, e não passo da terceira linha.

Talvez eu esteja cansada de tentar não me comprometer com as palavras. Talvez pelo fato de querer tanto falar algo, sobre mim, sobre a vida, sobre o amor. Falar coisas que ultrapassem essas três linhas.

Bom, hoje particularmente é um dia difícil. Doze de março não me traz boas lembranças. Não é só fato de estar chovendo.Aliás, antes fosse.

Hoje faz cinco anos que ela se foi.

Engraçado. Cinco anos... Parece que foi ontem. Pelo menos eu sinto como se fosse.

É claro, não choro mais como chorava há cinco anos, não tenho mais o cabelo tão comprido, e também não sou tão magra quanto eu era. Mas mesmo assim parece que foi.

Assim como também parece que foi ontem que fiz 15 anos, e me achei a mulher mais madura do universo. Hoje com 3 anos a mais, as vezes ainda acho que sou, e dou risada.

O tempo muda. Não falo de estação, de segundo, ou de clima.

Falo de mudanças que quase ninguém vê. Aquela que você custou para conquistar, que não foi fácil, mas que ninguém percebe. Embora para você ela esteja estampada em sua face.

Mudanças como, não levar tudo tão a sério, rir mais de coisas pequenas, pensar mais em você, mudar a cor do esmalte.

Mudar de rumo, de cidade, de carro.

Nem sempre mudamos por vontade própria. As vezes a mudança vem de susto, nos obriga a engoli-la, fria, e a seco.

De uma hora para outra, é emprego novo,número novo, família nova, escola nova.

E o que fazemos com aquelas cartas antigas que só de lembrar nos enchem os olhos d’água?

O que fazer com amigos antigos, aquelas tardes brincando na rua?

O que fazer com as lembranças da Avó querida, da vida que tínhamos e da vida que queríamos ter?

O que fazer com a nostalgia que invade a alma, a casa, o peito?

Apenas aceitar.

Aceitar a mudança de clima, a mudança de emprego, de amor, se torna imensamente fácil quando nos deparamos com a impossibilidade de mudar o futuro, e o passado.Embora o tempo mude. Embora você mude, descubra o que fazer, o que falar... Existem coisas impossíveis de mudar.


por M PANDOLFI.

Um comentário:

  1. minha linda, a morte realmente não pode ser mudada, mas essa é a única certeza que temos na vida... que um dia nos vamos. E eu ainda tenho outra certeza.... que todos nos, afins, nos encontraremos no espaço e mataremos toda essa saudade que por hora nos consome!!! Sempre bom estar ao seu lado e ler os teus textos...
    Beijosss da sua fã...zonaaaaaa :))

    ResponderExcluir